Adaptação x Flexibilidade


Bem vindo ao meu 7º post, desejo-lhes uma boa leitura.

Algumas pessoas dizem ter facilidade de adaptação e outras dizem ser flexíveis a situações. Bom ambos parecem ser a mesma coisa, mas há uma tênue diferença, apesar de praticamente coexistirem juntos.

Para meu conceito de Adaptação, a pessoa ela tem uma cabeça mais aberta, vontade de conhecer coisas novas, é “liberal”, em suma, ainda não ficou com seus conceitos engessados ou ter criado tantos vícios rotineiros, pois ser alguém adaptável sugere que mesmo que aconteça uma enorme mudança, uma nova forma de se portar a diferentes tipos de pessoas, a um novo estilo de vida socio-económico,  mudanças repentinas no serviço, entre outras coisas. Esta pessoa consegue se adaptar sem dificuldades, se moldar de acordo com as necessidades e agir como convém a essas mudanças.

Agora para quem tem Flexibilidade, significa para mim que, essa pessoa já tem um certo vício rotineiro, já tem uma estrutura pessoal totalmente fixa em seus conceitos que dificilmente se adapta a mudanças radicais, mas há uma certa flexibilidade dentro de seus conceitos, consegue ter um outro tipo de pesnamento, ação ou atitude que não fuja muito daquilo que tem como a própria estrutura pessoal, dentro no que se diz  “zona de conforto” da própria pessoa.

Entretanto alguém flexível não necessariamente precisa ser adaptável, ou seja, como já tem suas estruturas engessadas somente a sua flexibilidade já ajuda numa pequena mudança que venha ocorrer, mas alguém que seja totalmente adaptável arrisco a dizer que, muitas vezes utilizam da flexibilidade, o que quero dizer é o seguinte, esta pessoa utiliza da flexibilidade para facilitar a adaptação, como um auxílio para se adaptar ao novo, pois tem que haver um certo modo de se autoajustar dentro da mudança radical que veio a ocorrer, experimentar os novos limites, entender até onde pode ir ou regredir, conhecer o novo “ambiente” (igualmente quando alguém está jogando um jogo novo e está conhecendo o cenário, a jogabilidade, etc.).

E você em qual se enquadra? Adaptável ou Flexível?

Paz a todos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: