Tempos difíceis


Um fato que está ocorrendo com um monte de pessoas, inclusive comigo, é a dificuldade de encontrar um emprego. Mesmo eu sendo formado por uma universidade conceituada em São Paulo que é a PUC-SP, tendo ja um tempo rasoável de experiência para quem está recem formado, pois estagiei por 2 anos no CESIMA e trabalhei por um curto tempo por mais 4 meses em uma outra empresa na BankRisk.

Um dos motivos de uma grande maioria continuar desempregado é a culpa da própria pessoa, ou seja, muitos reclamam pela falta de oportunidades, mas algumas delas são, digamos, preguiçosas, ou seja, reclama que não encontram nada mas também não se esforçam para encontrar, não procura pelos sites de emprego na internet, não tentam achar vagas através do Twitter (sim acreditem, no Twitter há muita divulgação de vagas para emprego), e até mesmo quando algum amigo ou conhecido fala de uma vaga, esta pessoa nem se quer da o mínimo tabalho de enviar o CV para a empresa, enfim, acredito que cada um se conhece e espero que saibam as consequências.

No meu caso, formado em Design digital, há muitas vagas sendo lançadas em rede, tenho cadastro em alguns sites de empregos e também sempre dou uma olhada no Twitter para encaminhar meu CV, mas o que esta acontecendo é, mesmo que encaminhando vários currículos, poucas as empresas que entram em contato para marcar alguma entrevista, cheguei até a pensar se o meu currículo não estava bom o suficiente para ser apresentado as empresas, no fim descobri que não havia problemas, pois já encaminhei para algumas pessoas de confiança para dar uma lida e uma revisada e me indicarem o que eu deveria modificar no mesmo, mas ninguém sugeriu mudanças significativas, a não ser mudança de ordem de algumas informações.

Mas uma dúvida eu tenho, não só na minha área como em diversas outras, mesmo tendo várias vagas e oportunidades não entendo o porquê mesmo se candidatando, as empresas na qual as exigências são totalmente compatíveis ao que se procura não de nem um sinal de vida ou o mínimo interese de entrar em contato e arriscar marcar uma entrevista. Segundo um amigo meu ele tem um palpite que, das muitas vagas que são oferecidas, muitas são fake, ou seja falsas ou que não existem, chega em um certo ponto que começo a desconfiar disso também, mas até que ponto isso seja verdade ou mentira não tenho a menor noção, apenas um achismo que não interfere na conduta de nenhuma empresa de gerenciamento de vagas, mas é a sensação que acaba sendo deixada em nós.

Tudo bem podem dizer que existem agências de empregos pelas ruas, mas o que acontece que a grande maioria das vagas são as mais “simples” que para alguém que já se formou ou esta cursando algo, não traz interesse significativo para se candidatar a vaga.

Pelo que vejo é uma crise geral que engloba não so os “pregiçosos” que não vão atrás de emprego mas também àqueles que correm atrás em busca de uma colocação e nem se quer surge uma oportunidade de entrevista. Chuto em arriscar que em cada 5 pessoas exista pelo menos umas 3 desempregadas, não sei se isso confere, mas pelo que eu vejo de amigos e conhecidos é uma média que tiro meio preciptada.

Paz a todos e boa sorte a todos que estão em busca de alguma colocação!

Anúncios

One response to “Tempos difíceis

  • Deborah

    Bom, eu não posso falar que entendo do assunto, porque sou vestibulanda, estou arecem me preparando para entrar na faculdade, mas pelo que vejo hoje em dia, há muitas pessoas qualificadas, com especialização acadêmica, sem conseguir emprego. E isso é realmente horrível. A pessoa passa anos estudando, se dedicando, para conseguir um bom emprego e ter uma vida confortável, e nem ao menos tem a chance de ser empregada. Não sei se seriam 3 de cada 5 pessoas que passam por isso, mas o número é realmente grande. É, são tempos difícies mesmo…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: